quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Dicas de Viagem

1) Para viajar para a Argentina e o Uruguai não é necessário passaporte, mas a Carteira de Identidade tem que ser expedida com menos de 10 anos e a fotografia tem que ser reconhecível.
Também não é preciso tomar nenhum tipo de vacina. Eu tomei a de gripe por precaução, mas todo ano eu tomo mesmo...

2) Não é aconselhável efetuar o câmbio das moedas (Pesos Argentinos e Pesos Uruguaios) antes de viajar, pois há uma diferença entre o valor oficial e o valor pago. Da mesma forma, não é aconselhável fazer o câmbio nos aeroportos, portos ou rodoviárias. Prefira os bancos ou as casas de Câmbio. Consulte o valor do câmbio oficial antes de viajar para fazer as comparações.

Pesos Argentinos
 
Pesos Uruguaios


Pra se ter uma ideia, eu acabei ficando com uma sobra de Pesos Uruguaios e fui fazer a troca no aeroporto, no dia de ir embora. O câmbio oficial era $10, mas no aeroporto era $9,30.  Na casa de câmbio da rodoviária trocamos a $9,70.

3) Não se preocupe com a língua. Os Argentinos (principalmente) são muitíssimo simpáticos e têm a preocupação de entender e se fazer entender. Quando falam com a gente eles falam bem devagar e costumam misturar um portunhol que dá pra entender perfeitamente.
Os Uruguaios não têm tanto essa preocupação, mas acaba que todo mundo se entende. Se não conseguir, tente o inglês. Na dúvida, a mímica é a língua universal.

4) Se você tiver o objetivo de fazer compras, procure saber como anda a situação econômica do país. Nessa época de julho/2012 não estava nada bom e os valores estavam bem equivalentes e às vezes mais caros do que aqui no Brasil.
Fique atento às lojas que trazem um adesivo ou placa na virtine com a inscrição TAX FREE. Nesses lugares, para as compras acima de $70,00 você consegue o reembolso dos impostos pagos. Peça para preencher os papéis de devolução e, ao deixar o país, no aeroporto, vá ao balcão da aduana. Para tanto, guarde as notas fiscais de compra.

5) Cuidado com dinheiro falsificado. Existe um péssimo hábito entre os taxistas de devolver dinheiro falso ao turista, principalmente dólares. Para evitar essa dor de cabeça, evite andar com notas de valores altos. Prefira sempre o dinheiro local ao dólar e, de preferência, dinheiro mais trocado. As corridas de táxi são muito baratas.
Não custa nada ter o mesmo cuidado com as tarjetas (cartões de crédito). Não desgrude o olho do garçom ou vendedor, confira o cartão quando ele te devolver e confira os valores.

6) Evite fazer ligações interurbanas, principalmente por celular. Costumam ser muito caras!
Prefira o uso da internet. Todos os hotéis costumam ter uma lan house e vários lugares possuem Wi-Fi Free.

7) Procure levar um par de tênis ou um calçado bem confortável. Como Buenos Aires é uma cidade muito plana, o ideal é fazer os passeios à pé. Inevitavelmente você ira andar bastante...

8) Em Buenos Aires há vários pontos onde você pode alugar uma bicicleta de passeio. O aluguel é por dia. As empresas costumam pedir pra você deixar um documento ou um valor em depósito como garantia. Na Plaza San Martin eu vi um ponto de aluguel. Nos parques também costuma ter. Se você tiver disposição...


Imagem extraída da internet

9) É bacana ter um mapa ou guia da cidade, pois tudo é muito fácil de achar. Na cidade existem vários Postos de Informação ao Turista, inclusive no aeroporto.

10) Se tiver a intenção de usar o cartão de crédito (ou débito), entre em contato com a sua operadora ou o seu banco e peça a liberação para uso internacional. Eles vão te perguntar o destino e o período da viagem. Se o seu cartão não for internacional, peça um. O meu ficou pronto em 3 dias...

11) Usar o cartão de crédito é sempre a melhor opção, mas lembre-se que você pagará uma taxa de conversão da moeda. Tudo que você gastar será debitado no seu cartão em dólares e, depois, convertido em real. Consulte a sua operadora de cartão de crédito para se familiarizar com as taxas.

12) Caso queira usar o celular na viagem, também é necessário solicitar a liberação junto à operadora. Faça o mesmo procedimento de informar o destino e o período da viagem.

13) Se quiser economizar, evite os grandes e tradicionais shows de tango do circuito, com jantares incluídos. Procure uma milonga, restaurantes, cafés que oferecem os shows. Peça o vinho da casa e o menu do dia.
O Café Tortoni é uma excelente opção!



Nenhum comentário:

Postar um comentário